Notícias

Criança na cadeirinha: os cuidados que devemos ter

Criança na cadeirinha: os cuidados que devemos ter

A partir do momento que temos um(a) filho(a) presente em nossas vidas, é necessário adequar a rotina e tomar diversos cuidados, seja com a educação, alimentação, saúde e segurança da criança. Ao transitar com o(a) seu(sua) pequeno(a), é muito importante, antes mesmo de ligar o veículo, verificar se a cadeirinha, a cadeira para auto ou o bebê conforto está posicionado corretamente.

Uma boa parte dos acidentes de carro com crianças dentro acontecem perto de casa, isso porque como os pais estão indo, geralmente, em um local que fica “ali pertinho”, acabam deixando de colocar a criança na cadeirinha. Entretanto, isso é errado!

Para ajudar você (papai ou mamãe) nessa tarefa, a Khronos separou algumas dicas para deixar as crianças mais seguras nos passeios de carro. Veja a seguir.

ATENÇÃO PARA A INSTALAÇÃO
Primeiramente, antes de comprar uma cadeirinha é importante você verificar se ela contém o selo Inmetro, pois esse é um ponto essencial e determinante para a efetivação da compra. Feito isso, é hora de instalar!

O mais recomendado é ler o manual de instruções. Sim! Pode parecer meio “chato”, mas é fundamental. Ali você encontrará todas as informações necessárias para instalar corretamente a cadeirinha.

Uma dica após a instalação, é forçar o deslocamento da cadeirinha para os lados e para a frente. Assim, será possível ver se ela está bem fixada ou não. Caso não esteja, realize novos ajustes, apertando mais o cinto e garantindo mais estabilidade.

DIFERENÇA DE TAMANHOS
De acordo com a Resolução 277/CONTRAN (2008), existem quatros variações básicas de tamanhos de cadeirinhas. Mas saiba que essas diferenças estão relacionadas a idade e peso dos(as) bebês / crianças.

Os bebês de até um ano de idade necessitam ficar no bebê-conforto e virados para o lado de trás, no banco traseiro. Isso porque, eventualmente em um acidente, eles são mais sensíveis a terem lesões na cabeça e pescoço.

Para os papais e as mamães que adoram ver o rostinho do(a) seu(sua) filho(a) enquanto dirigem, saibam que existem espelhos próprios para isso. Os espelhos auxiliares para o banco traseiro ficam instalados num dos encostos e ficam posicionados em direção ao rosto do bebê. Assim, é possível usar também o retrovisor do carro para ver o espelho traseiro. Legal, não é?

DE OLHO NO CINTO
É necessário que os cintos nas cadeirinhas estejam bem justos, e assim a segurança da criança fica garantida. Caso o cinto esteja meio frouxo, será prejudicial para o(a) pequeninho(a) em casos de batidas, o que poderá causar lesões.

Outro ponto importante de destacar é que o cinto não deve apenas passar pela barriga, mas também por cima do ombro. Caso surja alguma dúvida na hora de afivelar o cinto na criança, recorra direto ao manual de instruções.

LEI DE CADEIRINHA PARA CARRO
A “lei da cadeirinha” afirma que as crianças com menos de quatro anos de idade deverão ser transportadas em cadeirinha específica para o carro, seguindo orientações de idade, peso e altura, e para as crianças com mais de quatro anos é recomendado usar assento de elevação.

Para quem não cumprir essa lei, saiba que é considerado uma infração gravíssima e com multa de R$293,47, além de acarretar retenção do veículo.


Para que o seu(sua) filhinho(a) esteja seguro ao andar com você dentro do veículo, fique atento(a) para essas dicas e aplique em seu dia a dia! Lembre-se que a cadeirinha deve ser usada sempre (trajetos curtos ou longos).

- Equipe Rastreamento Veicular Khronos.