Notícias

Motoristas de carro automático terão CNH específica

Motoristas de carro automático terão CNH específica

Hoje em dia, depois de um longo dia de trabalho, pode ser extremamente estressante enfrentar o trânsito até a sua casa. Mas para os(as) motoristas que possuem o carro automático, essa situação pode ser menos degastante. Isso porque dirigir um veículo com câmbio automático permite que os movimentos de acelerar e frenar ocorram sem o acionamento da embreagem. E você sabia que essa diferença pode ir além do conforto? De que tenha uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) específica para esse(a) motorista? Pois é!

Segundo o Projeto de Lei 7746/17, realizada na Comissão de Viação e Transportes da Câmara de Deputados, prevê a permissão de um(a) condutor(a) tirar a CNH exclusiva para a direção de veículos com câmbio automático.

A responsável pelo projeto é a deputada Marina Carvalho (PSDB-RO), que havia sugerido a inclusão apenas de motocicletas, porém, o deputado Hugo Leal (PSB-RJ) realizou uma mudança para que abrangesse também os(as) motoristas de carros.

O que isso pode impactar no dia a dia?
Através dessa mudança, ocorrerá uma alteração nos exames de direção, e alguns(algumas) candidatos(as) poderão ser habilitados a dirigir apenas veículos que tenham câmbio automático. Nesse caso, o(a) candidato(a) aprovado(a) nesta categoria não poderá dirigir veículos com câmbio manual. Caso ele(a) seja pego(a) dirigindo um automóvel com transmissão mecânica, cometerá uma infração gravíssima e sujeito a multa.


O Projeto de Lei 7746/17 ainda está em caráter conclusivo e será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça da Cidadania. E você, considera interessante a proposta desse Projeto de Lei? Nós aqui na Khronos estamos em alerta e debatemos sobre o assunto.


- Equipe Rastreamento Veicular Khronos.