Notícias

A manutenção preditiva para frotas

A manutenção preditiva para frotas

Manter um bom controle e desempenho de frota exige diversos cuidados aos olhos de um(a) gestor(a) de frotas. Saber a hora certa para tomar algumas decisões é importante. Aqui no blog da Khronos, sempre postamos dicas essenciais para aumentar a eficiência da frota, como garantir uma boa gestão de velocidade, quais cuidados para aumentar a vida útil do caminhão e entre outros. Um dos pontos extremamente válidos para quem trabalha diretamente com frotas, é estar atento(a) as manutenções. Existem três tipos de manutenções: preventiva, preditiva e corretiva. Hoje, iremos falar um pouco sobre a manutenção preditiva para frotas.

O QUE É A MANUTENÇÃO PREDITIVA?
Diferente dos outros dois tipos de manutenções ditos anteriormente, a manutenção preditiva utiliza de equipamentos de diagnóstico e revisões para conferir como está o funcionamento e eficiência de cada componente do sistema do veículo. Ela tem o intuito de identificar as condições reais de funcionamento dos equipamentos com base nos dados sobre o desgaste ou processo de degradação nas peças. Com isso, é possível saber o tempo de vida útil para que esse tempo seja melhor aproveitado pelo(a) motorista.

Além disso, a manutenção preditiva opera algumas técnicas como, por exemplo, a análise de vibração, ultrassom, inspeção visual, escaneamento central, testes de bateria, termografia e etc.

QUAL A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO PREDITIVA PARA AS FROTAS?
Para os(as) gestores(as) de frota, a manutenção preditiva é imprescindível, isso porque ela proporciona o aumento de tempo de disponibilidade de peças, fazendo com que não ocorra qualquer tipo de parada urgente nas vias. Além disso, ocorre o aproveitamento da vida útil do veículo, diminui futuros custos e também evita eventuais problemas no fluxo de trabalho das frotas.

A DIFERENÇA DA MANUTENÇÃO PREDITIVA E PREVENTIVA
A principal diferença entre a manutenção preditiva e preventiva é como cada uma antecipa algum tipo de problema no sistema dos veículos. A preditiva realiza o acompanhamento do funcionamento dos equipamentos, já a preventiva utiliza de trocas periódicas para evitar um problema.

A manutenção preditiva gera maior economia, mas se efetiva com a aplicabilidade de algumas técnicas específicas, como citamos anteriormente, o que necessita de um investimento em equipamentos especializados. Por isso, cabe ao(a) gestor(a) realizar um planejamento de manutenção, pois assim poderá realizar a escolha mais apropriada, e até mesmo colocar em seus planos uma contratação de serviço de rastreamento veicular para maximizar a manutenção preditiva.

Dica de postagem complementar: Software de gestão de frota: como escolher o melhor?


Com a manutenção preditiva, você consegue antecipar as necessidades de intervenção em peças e paradas nas operações, o que é vantajoso, pois reduz custos e aumenta eficiência da frota.

- Equipe Rastreamento Veicular Khronos.