Notícias

Checklist para frotas: dicas para evitar prejuízos

Checklist para frotas: dicas para evitar prejuízos

Garantir uma boa gestão de frota requer esforço, dedicação, foco e planejamento. Para que obtenha bons resultados de gestão, além de lidar com o tempo, o(a) gestor(a) de frota necessita analisar e aplicar métodos para que a frota obtenha bons resultados, tanto nos prazos de entrega, na satisfação dos clientes e na geração de economia para a empresa. Para que ocorra tudo isso da melhor maneira, o(a) gestor(a) de frota pode optar em realizar um checklist dos veículos antes de saírem para suas atividades de entrega.

Ao optar em utilizar alguns minutos para a realização de um checklist para frotas, é possível evitar alguns erros e transtornos futuros durante a entrega de uma carga. É um investimento visando um bom retorno, ou seja, o tanto de “x” minutos gastos para o checklist, resultará em menos problemas para você.

Checklist para Frotas
QUAIS INFORMAÇÕES DEVE CONTER EM UM CHECKLIST PARA FROTAS?
Basicamente, toda empresa tem a possibilidade de ter um checklist diferente, isso porque cada uma dispõe de necessidades e propósitos diferentes. Entretanto, no caso de gestão de frota, é importante que tenha registrado as seguintes informações:

- Identificação do veículo;
- Checagem de documentos legais para o transporte de carga;
- Checagem de combustível;
- Checagem de multas;
- Verificação de itens de segurança;
- Verificação se ocorreu manutenção preventiva recentemente;
- Inspeção de conservação aparente do veículo;

Além disso, é válido salientar no documentos as observações:

- Data do checklist;
- Unidade da empresa;
- Nome e assinatura do(a) gestor(a) de frota;
- Nome e assinatura do(a) motorista.

PARA FACILITAR, USE EM SOFTWARE DE GESTÃO DE FROTAS!
Após recolher todos os dados do checklist para frotas, você pode centralizá-los dentro de um software de gestão de frotas, onde o controle de custo e eficiência de seus veículos estarão disponíveis tudo em um só lugar. Facilitará o seu trabalho de gestão e contribuirá com menos mão de obra.


Comece aplicar o checklist para frotas em sua gestão e aos poucos perceba os resultados que isso irá obter ao seu trabalho e de toda a sua equipe. Muito mais eficiência e utilidade para a sua gestão!

- Equipe Rastreamento Veicular Khronos.